Muitos brasileiros sonham em morar no exterior, mais especificamente, morar em Portugal parece ser a escolha mais comum quando o assunto é viver na Europa. Pode parecer um sonho distante, mas a verdade é que imigrar não é tão difícil assim.

O primeiro passo (mais importante) é fazer um planejamento sério, detalhado e de longo prazo, caso você resolva residir em Portugal que, apesar de pequeno, está no radar de muitos estrangeiros.

Sem dúvidas, a escolha por Portugal se dá por conta de uma série de benefícios que caracterizam o país como um dos destinos europeus mais visitados por brasileiros.

Quer saber porque Portugal é um bom lugar para se viver após a pandemia da COVID-19? Continue a leitura e confira os 6 motivos que estão levando muitos brasileiros a residirem por lá.

Boa leitura!

Portugal pós-coronavírus

Portugal é o primeiro país europeu a receber o selo Safe Travels”, atribuído pelo WTTC para certificar os locais que cumprem as regras de higiene e segurança pós-Coronavírus.

Isso mostra que viajar para Portugal pós-pandemia é seguro. O Governo do país tomou todas as medidas de precaução — consideradas extremas por alguns — durante a pandemia e conseguiu conter um relevante número de casos e de óbitos.

O país, que conta com 10,3 milhões de habitantes, tem no turismo um dos setores mais importantes da sua economia. Com inúmeros resorts, hotéis 5 estrelas e imóveis disponíveis para venda e locação, Portugal também está preparado para receber novos investidores e moradores após a pandemia.

Preferência dos brasileiros pelo país

A imigração de brasileiros para Portugal cresceu consideravelmente nos últimos anos e segue com avanço exponencial, mesmo em tempos de pandemia (e apesar do fechamento das fronteiras).

O idioma, oportunidades de trabalho e a qualidade de vida são fatores determinantes na hora da escolha pelo pequeno e belo Portugal. E como muitos brasileiros são descendentes de pessoas que vieram para o Brasil ou se casaram com cidadãos portugueses, a cidadania portuguesa também abre portas para o ingresso no país.

Além disso, Portugal está estrategicamente localizado dentro da Europa. Uma das maiores vantagens do país é o livre comércio e a livre circulação de pessoas e bens.

Em 2020, o Brasil ocupou o topo da lista de países que mais obtiveram autorizações do governo para viver em Portugal. De 117,5 mil novos títulos de residência emitidos, 41,9 mil foram para brasileiros (maioria entre os estrangeiros que residem em terras lusitanas).

Destaques de Portugal

– 3.º melhor país do mundo para os imigrantes (1.º da Europa);

– 5.º país mais tolerante com os imigrantes e com as minorias;

– De acordo com a Forbes, Portugal é o melhor país do mundo para se aposentar após a pandemia da COVID-19;

– Melhor destino do mundo;

– 4.º no ranking de competitividade entre 141 países;

– 21.º no ranking mundial de melhor infraestrutura;

– 34.º no ranking mundial de adoção de tecnologias;

– 31.º no ranking mundial de capacidade de inovação.

Vantagens de morar em Portugal após a pandemia do novo Coronavírus

Para os que escolhem sair do Brasil — seja por segurança, educação para os filhos ou em busca de qualidade de vida — alguns requisitos chamam mais atenção. Confira agora 6 desses benefícios:

1. Transportes em Portugal

O transporte varia de cidade para cidade e, para quem deseja visitar ou morar no país, ele oferece redes de metrô, ônibus e trens no sistema público de transporte. E vale lembrar que, para distâncias menores, é possível optar por ir a pé ou de bicicleta.

2. Segurança

O nível de segurança por lá é muito alto e viver no país garante total tranquilidade no dia a dia. Com um baixo índice de criminalidade, Portugal é considerado o quarto país mais pacífico do mundo, ideal para quem se preocupa com a segurança da família e criação dos filhos.

3. A saúde em Portugal

De modo geral, a saúde pública em Portugal funciona muito bem. Inclusive, é preferência de muitos portugueses com boas condições financeiras. É óbvio que, para usufruir de todos os benefícios oferecidos pelo governo português, o imigrante precisa ser legalizado no país.

E atenção, o sistema de saúde pública não é gratuito, portanto, as consultas e a realização da maioria dos procedimentos são pagos.

4. Maior facilidade com o idioma

Outro ponto que beneficia essa mudança é o idioma, facilitando a vida dos brasileiros que pretendem morar ou investir no país.

Vale lembrar que apesar da similaridade, existem particularidades na fala que merecem cuidado para evitar constrangimentos no dia a dia. Apesar disso, a adaptação ao português de Portugal é mais rápida.

Como o país é considerado porta de entrada para a Europa, o inglês é muito praticado entre os portugueses e imigrantes, sendo que 95% da população está bem familiarizada com o segundo idioma.

5. Facilidade na abertura de empresas

O governo português estimula a abertura de empresas no país, atraindo investimento estrangeiro, inclusive por parte dos brasileiros. Além das opções de visto de investimento em Portugal, como o Golden Visa, é possível abrir empresas de forma mais simples, rápida e menos burocrática.

6. Facilidade para comprar imóvel

Em Portugal, o processo de compra de um imóvel é simplificado e pode levar semanas, se tudo correr bem na aprovação do perfil do solicitante.

Também é possível fazer um financiamento em um banco português, que pode ser de até 70% do valor do imóvel, com prazo de pagamento e taxas de juros bastante convidativas.

Vale ressaltar que itens como a idade do solicitante são consideradas para o processo de abertura de financiamento.

A Alphasul conta com uma carteira variada de imóveis em Portugal e a confiança de quem conhece o mercado local. Encontre a oportunidade perfeita no exterior.

Morar em Portugal com o Golden Visa

O Golden Visa Portugal é um programa de autorização de residência em Portugal que permite que pessoas vivam e trabalhem no país e ainda circulam livremente pelo espaço Schengen.

Esse visto concede aos estrangeiros, que se enquadram no perfil, uma autorização de residência temporária para atividades de investimento. Após cinco anos vivendo no país, é possível solicitar a residência permanente e a cidadania portuguesa.

Alphasul

Conclusão

Sem dúvidas, Portugal é um dos melhores e mais escolhidos destinos dos brasileiros quando o assunto é turismo. Mas o país apresenta inúmeras vantagens e, por isso, mesmo entrou para o rol de destinos para morar.

Itens como onde morar e custos de moradia em Portugal passaram a fazer parte do planejamento de muitas famílias no Brasil. O sonho de morar em outro lugar está mais perto do que muitos pensam. Basta conhecer o caminho certo para a realização desse sonho.

Adquirir um imóvel em terras lusitanas não é tão difícil quando se pode contar com uma empresa especializada e que fala a sua língua, literalmente. Quer saber mais sobre essa facilidade?

Entre em contato com a Alphasul Consultoria Imobiliária e esclareça suas dúvidas. Você pode se surpreender e tirar o sonho de morar em Portugal do papel.

Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *