Portugal foi eleito um dos melhores países de todo o mundo para se viver e o melhor de toda a Europa. A qualidade de vida em Portugal é considerada alta o que torna o país ideal para quem busca conforto e tranquilidade.

De acordo com a organização mundial de saúde (OMS), qualidade de vida envolve bem estar físico e mental do ser humano, além de fatores como relacionamentos sociais, saúde, educação, habitação, segurança, saneamento básico, dentre outros.

Mas afinal de contas, como é a qualidade de vida em Portugal? Continue a leitura para entender um pouco mais!

Qualidade de vida em Portugal

Portugal é campeão em qualidade de vida e se destaca dentre outros nesse quesito. Muitos brasileiros escolhem o país como destino, seja para estudar, trabalhar, investir ou simplesmente curtir a aposentadoria.

O país apresenta baixos índices de violência, somado a uma vida tranquila, com grandes possibilidade de desporto e uma dieta média bastante rica e saudável, eleva a perspectiva de vida do povo português para uma médica que fica entre 80 e 93 anos. 

qualidade de vida em Portugal

Fatores da melhor qualidade de vida em Portugal

Alguns dos fatores podem possibilitar uma melhora nos índices de qualidade de vida em Portugal, como o acesso a uma educação de qualidade, o acesso a condições adequadas de saúde, salários com valores compatíveis com os preços de mercado, opções de lazer e descanso, dentre muitos outros, confira!

Saúde

A saúde pública em Portugal é de qualidade. O atendimento varia de acordo com a região do país, mas de forma geral o serviço médico público funciona muito bem, diferentemente do Brasil.

Em Portugal, se paga um valor simbólico para ser atendido, de acordo com o que será preciso fazer. Além disso os hospitais públicos são referência no país, além disso, os hospitais públicos são referência no país. 

Expectativa de vida

Portugal faz parte de um grupo de países muito bem desenvolvidos. A expectativa de vida da população portuguesa cresceu bastante em todas as regiões. A média de expectativa de vida da população é de 81 anos, isso entre os anos de 2015 e 2017, de acordo com o Instituto Nacional de Estatísticas (INE).

Portugal tem uma expectativa de vida bastante alta e existem muitos idosos no país. Portugal é um dos países mais envelhecidos da União Europeia, também de acordo com o INE.

Em média, os portugueses vivem cinco anos a mais do que os brasileiros. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a expectativa de vida no Brasil é de mais ou menos 76 anos.

Educação

Portugal possui um índice de Desenvolvimento Humano (IDH) bastante elevado, que é de 0,847 (2017) e a sua taxa de analfabetismo é de apenas 4,1% (2016). 

Conforme consta na constituição portuguesa, todos têm direito ao acesso à educação e o estado deve garantir a igualdade de oportunidades para todos.

Portugal está em 41º lugar no ranking de desenvolvimento humano da Organização das Nações Unidas (ONU), na frente de países como a Hungria e a Croácia, estando atrás de países como a Noruega e a Finlândia.

Como é o transporte público em Portugal?

Ao contrário do que acontece aqui no Brasil, os transportes públicos de Portugal são uma ótima forma de locomoção.

Para quem vai morar no país, não precisa se preocupar, pois a grande maioria das cidades oferecem inúmeras opções de transporte, como o metrô, trem (comboio), ônibus e bonde elétrico, sendo todas essas opções de transportes interligadas.

Custo de vida em Portugal 

A qualidade de vida em Portugal também está relacionada diretamente ao custo de vida no país. 

Portugal tem um dos custos de vida, mas baixos da Europa, as despesas com alimentação, educação e transporte são bastante baixas se comparadas com os valores de outros países do Velho Continente.

O clima 

A qualidade de vida em Portugal também se deve ao seu clima, que é bastante ameno e agradável.

Com os seus invernos pouco rigorosos, em que raramente se vê as temperaturas caírem abaixo do 8/10 °, dependendo da região, e os seus verões quentes e secos, o país realmente tem condições climáticas favoráveis. 

O norte de Portugal é mais chuvoso e frio, na Serra da Estrela por exemplo, neva. As temperaturas mais baixas costumam ser em Janeiro e as mais quentes em Agosto.

Preferência dos brasileiros pelo país

A migração de brasileiros para Portugal cresceu consideravelmente nos últimos anos, podemos observar que existem algumas facilidades que causam essa preferência.

Dentre essas facilidades, existe a relação com o idioma, as oportunidades de emprego, a conquista pela cidadania europeia, a tão citada qualidade de vida e todos os outros atributos que o país tem a oferecer.

Além de tudo isso, Portugal está estrategicamente localizado dentro da Europa. Estão uma das maiores vantagens do país é o livre comércio e a livre circulação de pessoas e bens. No ano de 2014, a Forbes elencou Portugal como o melhor país para se visitar.

destination portugal tcm24 136363 Você sabe como é a qualidade de vida em Portugal?

Conclusão

Portugal é um país que dispõe de muita qualidade de vida para os que a buscam, basta tomar as decisões corretas e se planejar bem caso deseje conhecer ou até mesmo investir no país! 

Espero que este conteúdo tenha te ajudado a conhecer melhor alguns dos atributos que fazem de Portugal um país tão bom para se viver.

Caso ainda tenha alguma dúvida, clique aqui e entre em contato conosco, estamos a disposição para maiores esclarecimentos.

Grande abraço e até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *