Adquirir o primeiro imóvel, para muitos, é a realização de um sonho, por isso, é inevitável se empolgar e resolver tomar decisões no calor do momento.

Mas o que não podemos esquecer é que essa grande decisão de investimento deve estar aliada de um bom planejamento, para dessa forma, evitar dores de cabeça durante o processo e garantir que você faça a melhor escolha.

Continue lendo e confira tudo que você precisa levar em consideração na hora de escolher o imóvel ideal para você e sua família.

content pixie l6I8jpzKJQU unsplash Passo a passo para adquirir o seu primeiro imóvel

1. Defina os seus objetivos e metas

Nesta fase de definição de objetivos e metas, é importante filtrar todos os seus sonhos e ver o que realmente você deseja dentre tantas possibilidades que o mercado pode te oferecer. 

Qual proposta atende melhor às suas necessidades? Quantos quartos seriam ideais para você e sua família? O que você quer que tenha neste imóvel, um quintal, uma varanda gourmet, uma área de churrasqueira, uma piscina? Qual a sua verba?

Dentre muitos outros questionamentos que devem ser colocados na mesa antes de fechar negócio.

É muito importante ter bem claro suas metas e objetivos relacionados a compra desse imóvel, para que dessa forma seja mais fácil filtrar as opções de disponíveis e para você escolher o que melhor se encaixa em seu plano de vida.

photo 1454165804606 c3d57bc86b40 Passo a passo para adquirir o seu primeiro imóvel

2. Comece seu planejamento financeiro

Para quem está comprando o seu primeiro imóvel, esse é um dos principais fatores que devem ser observados, já que provavelmente, esse é um dos maiores investimentos que você fará.

Por isso, é de extrema importância ter uma boa organização financeira, para que dessa forma o orçamento não fique tão apertado ao longo do processo de compra ou até mesmo depois da compra. 

northfolk Ok76F6yW2iA unsplash Passo a passo para adquirir o seu primeiro imóvel

3. Considere todas as despesas

Essa tarefa deve andar junto com seu planejamento financeiro, é necessário saber de todas as despesas que estão inclusas na hora de adquirir seu imóvel.

Tenha na ponta do lápis valores como de condomínio, IPTU, gás, água e luz, dentre outros. Inclua também eventuais reparos e reformas que o imóvel possa precisar.

Outra possível despesa, é a de manutenção, principalmente em casas mais antigas ou com quintais. Você pode precisar de uma reserva para pagar por uma limpeza de jardim por exemplo.

Pense em todas as situações possíveis para que não falte dinheiro e você não entre em uma furada por falta de planejamento financeiro.

photo 1563371352 675a6ee94458 Passo a passo para adquirir o seu primeiro imóvel

4. Decida o tipo de imóvel ideal para você

Decida qual o tipo de imóvel é ideal para você e sua família e irá atende seus objetivos e suas necessidades.

Essa também é uma decisão que precisa ser muito bem pensada e avaliada por todos os membros da família.

Saber se o imóvel será novo ou usado, se deseja uma casa ou um apartamento, dentre outras opções de tipos de imóveis existentes, cada um tem características únicas e atendem a determinadas necessidades.

Por isso, é de extrema importância entender quais são as suas necessidades e ter certeza de quais são suas expectativas com a compra deste imóvel.

casa Passo a passo para adquirir o seu primeiro imóvel

5. Escolha a localização certa

Mais um dos fatores de maior relevância que deve ser avaliado com calma, é com relação a localização do imóvel.

Algumas questões devem estar em sua mente no momento de escolher em que região vai comprar o seu imóvel. Questões como a acessibilidade, a mobilidade e a valorização do bairro são bons exemplos.

Procure fazer suas pesquisas em áreas que facilitem o seu deslocamento para o trabalho, para instituições de ensino ou áreas de lazer.

Confira também, situações que podem ser fundamentais para facilitar o seu dia a dia, como proximidade com padarias, mercados, farmácias, estabelecimentos comerciais, dentre outros serviços, como educação e saúde.

avel chuklanov DUmFLtMeAbQ unsplash Passo a passo para adquirir o seu primeiro imóvel

6. Pesquise o máximo que puder antes de escolher
 

Não se deixe levar apenas por suas emoções do momento da aquisição do seu imóvel. A compra do primeiro imóvel é , provavelmente, um dos momentos mais gratificantes da vida.

Por isso, aproveite bem esse conteúdo, não deixe de seguir os passos que apresentamos a você neste post antes de tomar uma decisão de investimento.

Para garantir que fará a melhor escolha, pesquise bastante, busque o máximo de informações que puder e se mantenha muito bem atualizado com relação ao mercado imobiliário. Na hora de escolher um imóvel, informação nunca é demais.

alejandro escamilla BbQLHCpVUqA unsplash Passo a passo para adquirir o seu primeiro imóvel

7. Tome a melhor decisão

Faça uma lista com todos os imóveis que se encaixem em todos os seus critérios, que acredite serem ideais para seu perfil e agende suas visitas.

Não deixe de prestar bastante atenção à estrutura, acabamento, sistema elétrico e hidráulico, pintura, cômodos etc, certifique-se que esteja tudo ao seu gosto.

Observe se o imóvel se encaixa em seus planos futuros e se você se vê vivendo nele com sua família, dessa forma saberá se ele é o certo para você.

Conclusão

Agora que você já sabe os passos necessários para adquirir o seu tão esperado imóvel dos sonhos, chegou a hora de colocar a mão na massa e tirar os seus planos do papel.

Saiba que nunca é tarde para dar o primeiro passo em busca desse sonho, o seu imóvel está mais perto de você do que você imagina. 

Caso ainda tenha dúvidas ou precise de ajuda profissional para entender melhor os processos para a aquisição de um imóvel, entre em contato conosco, estamos a disposição para quaisquer esclarecimentos.

Clique aqui para conhecer nosso site.
Grande abraço e até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *