Com toda a correria do dia a dia, a qualidade de vida, a funcionalidade e a comodidade da casa podem acabar passando despercebidas. Apesar disso, as questões que envolvem um imóvel de alto padrão e a valorização da moradia vêm ganhando bastante destaque.

Diante disso, os imóveis de alto padrão também ganharam um grande diferencial, considerando o estilo de vida a que se propõe. Seria um sonho poder contar com todo requinte, conforto, segurança, privacidade e lazer bem pertinho de casa, não é mesmo?

Mas, investir nesse tipo de imóvel não é uma tarefa tão simples. É preciso verificar se o imóvel realmente se enquadra na categoria “alto padrão”.

Caso você esteja pensando em investir nesse tipo de moradia e não sabe por onde começar, continue a leitura e confira a seguir as principais dicas para comprar um imóvel de alto padrão.

Boa leitura!

Mas afinal de contas, o que é um imóvel de alto padrão?

Algumas pessoas acreditam que o preço e o tamanho são os principais e talvez os únicos indicativos de que um determinado imóvel seja de alto padrão. Mas a verdade é que não é exatamente assim. Talvez um imóvel que seja menor, usado ou mais antigo tenha um valor bem mais elevado do que um imóvel considerado de luxo por ter uma localização específica, por exemplo.

Este tipo de imóvel tem o intuito de satisfazer as necessidades e expectativas de um público mais exigente, como já citamos anteriormente. São características especiais nos projetos, como a personalização, conforto, qualidade na estrutura, qualidade no acabamento, a estética, a tecnologia, entre outras coisas, que garantem esse tão almejado estilo de vida diferenciado.

Quais são as características dos imóveis de alto padrão?

Para determinar que um imóvel é de alto padrão, ele precisa contar com algumas características específicas. Essas características que definem um imóvel de luxo podem variar de acordo com a idade do imóvel, com a construtora responsável e pela cidade e região em que ele está localizado.

Saber quais são essas características e entender como elas influenciam na qualidade de vida dos moradores do imóvel é fundamental para quem deseja fazer esse tipo de investimento.

No caso de apartamentos, por exemplo, uma preferência é para as coberturas, já para casas, o tamanho e a localização são os principais requisitos para a decisão de compra de um imóvel de alto padrão.

Mercado de alto padrão em 2021

Será que 2021 é o melhor ano para investir em um imóvel de alto padrão? Depois de enfrentarmos um longo período de isolamento social – ficando a maior parte do tempo em casa –, as pessoas começaram a valorizar ainda mais a moradia e o que ela tem a oferecer: conforto, praticidade, opções de lazer etc.

O mercado imobiliário sofreu com diversas mudanças em 2020, muitas delas em decorrência da pandemia do novo Coronavírus. Apesar disso, as expectativas para 2021 são bastante positivas, principalmente no que diz respeito a esse segmento. 

Isso se dá também em decorrência da mudança de comportamento da população (que impacta na aquisição de imóveis), além das mudanças no cenário econômico, mostrando que essa pode ser uma boa opção de investimento para o momento.

Para saber mais sobre o mercado imobiliário em 2021, acesse o conteúdo completo sobre o assunto em nosso blog “tudo que você precisa saber sobre investir em imóveis em 2021”.

5 dicas para comprar um imóvel de alto padrão

Adquirir um imóvel é um passo muito importante na vida de qualquer pessoa e precisa ser muito bem analisado. Por isso, listamos algumas dicas que podem te ajudar na busca por um imóvel de alto padrão que seja ideal para você, confira:

1. Localização

Um dos principais pontos a serem analisados por quem busca adquirir um imóvel de alto padrão é a localização. Para que um imóvel seja valorizado e considerado um bom investimento, ele deve estar localizado em uma região privilegiada e nobre dentro da cidade pesquisada.

Quando falamos sobre esse tipo de empreendimento, o entorno é tão importante quanto a estrutura do imóvel, já que isso reflete no conforto pela facilidade de comércios diversificados e o fácil acesso a serviços que facilitem o dia a dia dos moradores.

2. Priorize a segurança e privacidade

Outro ponto muito importante, que merece a atenção de quem pensa em investir em uma casa de luxo, é a segurança do imóvel. Ao adquirir um imóvel de alto valor financeiro, é necessário contar com uma excelente estrutura de segurança para proteger o seu patrimônio.

Pensando nisso, pesquise bastante as regiões mais seguras da cidade e um imóvel que ofereça um sistema de segurança eficiente. Nestes casos, Condomínios fechados são excelentes opções, pois têm como diferencial o investimento em segurança, que incluem câmeras, portões automáticos, equipes treinadas à disposição dos condôminos, entre outras vantagens.

3. Arquitetura, decoração e acabamentos

Algumas construtoras são conhecidas por atuar somente no segmento de alto padrão, o que é um grande diferencial para esse tipo de investimento. Projetos assinados por arquitetos ou designers renomados também valorizam bastante os imóveis.

Outro ponto é que os materiais utilizados na construção fazem toda a diferença. A decoração conta com superfícies de mármore, metais de qualidade, madeiras nobres, entre outros.

Por isso, quando estiver pesquisando, busque por imóveis de construtoras confiáveis e que tenham os melhores materiais aplicados no empreendimento. Tudo deve ser de qualidade para garantir não só a beleza, mas também a durabilidade.

Se você observar bem os imóveis de alto padrão, que aparecem em revistas de decoração, poderá notar que alguns itens sempre estão presentes. Por isso, certifique-se dos detalhes que vão desde uma bela e imponente mesa de jantar, a cozinha feita sob medida, variadas peças de arte até os lustres dos cômodos, que vão valorizar ainda mais os ambientes do imóvel.

4. Acesso a área de lazer

A maioria dos imóveis de alto padrão estão inseridos em condomínios. Além da estrutura do imóvel propriamente dito, analise também as áreas comuns e demais opções dentro do local.

Para que o condomínio seja bem valorizado e se torne uma boa opção investimento, ele deve seguir o mesmo padrão e contar com benefícios para os moradores, como o acesso a áreas de lazer completas.

Esse detalhe é um grande diferencial, pois costuma valorizar muito o empreendimento, além de promover o convívio familiar, trazer mais segurança e tranquilidade – elementos fundamentais em momentos como o que estamos vivendo.

5. Serviços diversos

Por último, e não menos importante, vale lembrar que muitos dos imóveis considerados de alto padrão não contam somente com infraestruturas completas, de qualidade e áreas de lazer, mas também com uma diversidade de opções de serviços para facilitar o dia a dia dos moradores.

Alguns oferecem serviços de: personal trainer para a academia, massagista, lavanderia, pet shop, concierge etc. A proposta é facilitar ainda mais a vida dos moradores do local. Seria legal ter esses serviços disponíveis e pertinho de você, não é mesmo?

Por que investir em imóveis de alto padrão?

Existem sempre muitas dúvidas quando se fala de investimento em imóveis, sejam eles de alto padrão ou não. Muitas pessoas ainda ficam receosas a respeito desse tipo de investimento, ainda mais quando se pensa em imóveis de alto padrão onde o investimento é muito alto.

Mas acredite, investir em imóveis de alto padrão é uma escolha segura e bastante rentável, afinal de contas, um dos principais benefícios desse tipo de investimento é a tendência de valorização do mesmo. Por mais que não se planeje mudar do imóvel tão cedo, é muito bom ter esta segurança.

Conclusão

Como você deve ter notado, são muitos os quesitos que apontam para o alto padrão de um imóvel e que devem ser analisados nesse tipo de investimento. Por isso, contar com a ajuda de profissionais (arquitetos) qualificados e o auxílio de uma imobiliária de confiança é de extrema importância.

A Alphasul Consultoria Imobiliária é a maior e uma das mais especializadas imobiliárias do Alphaville Lagoa dos Ingleses e de outros condomínios de imóveis de alto padrão, em BH e Região Metropolitana

Caso você queira saber mais sobre mercado imobiliário de alto padrão ou esteja em busca de um bom investimento, entre em contato conosco. Contamos com profissionais experientes e preparados para atender você.

Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *