Comprar um imóvel pode parecer uma decisão simples de ser feita, mas na prática, é complicado tomar decisões que envolvam grandes quantias de dinheiro, comprometimento a longo prazo, lidar com burocracias e a realização de um sonho. Por isso, indicamos considerar contar com um bom corretor de imóveis.

São muitas as características e detalhes burocráticos que devem ser muito bem analisadas no momento de escolha de um imóvel, pontos esses que podem acabar trazendo diversos transtornos em um processo que deveria ser prazeroso.

Tendo todos esses detalhes em mente, podemos afirmar que ter a presença de um especialista é mais do que fundamental. Afinal de contas, é preciso muita experiência e conhecimento de mercado para lidar da melhor forma possível com todos os detalhes de uma transação imobiliária.

Se você está pensando em começar a procura por um imóvel para investir ou já está entrando nessa situação agora, continue com a leitura deste conteúdo e entenda por que buscar a ajuda de um corretor de imóveis é tão importante. Boa leitura!

Mas afinal de contas, o que um corretor de imóveis faz?

Corretor de imóveis

Muita gente nem imagina que para ser corretor de imóveis não basta saber vender e ter uma boa lábia, na verdade, as atividades de um corretor são muito mais complexas. Ele tem muitas responsabilidades e obrigações, atividades essas que são rigidamente controladas.

Esses profissionais são os principais aliados na hora de realizar um bom negócio e apesar da popularidade da profissão e do aumento do número de corretores presentes no mercado, suas funções ainda são pouco conhecidas pela grande maioria das pessoas.

Pensando nisso, separamos a seguir 5 das principais funções de um corretor de imóveis para que você conheça, confira:

1. Divulgação

Uma das principais funções de um corretor de imóveis é a divulgação dos imóveis com que ele trabalha. A maioria dos profissionais, inclusive, utiliza todos os recursos necessários para que as propriedades presentes em sua carteira sejam conhecidas pelo máximo possível pessoas que se enquadrem no perfil adequado. 

Ou seja, tanto para quem deseja encontrar um imóvel quanto para quem deseja disponibilizar para venda ou locação, optar por contratar profissionais é uma ótima escolha. Afinal de contas, quem está nesse processo de procura, terá acesso a muitas opções que se enquadram em seu perfil e quem está disponibilizando um imóvel no mercado, vai poder ficar tranquilo, sabendo que sua residência irá de encontro com as pessoas certas.

2. Avaliação do estado da propriedade

O corretor de imóveis também tem o conhecimento necessário para atestar o estado da propriedade. É ele que fará uma análise detalhada da estrutura e é quem identifica possíveis defeitos e/ou problemas que deverão ser resolvidos antes de realizarem toda a negociação do imóvel.

3. Avaliação do valor do imóvel

Por conta de toda a sua experiência de mercado e capacitação, o corretor de imóveis tem o conhecimento e as ferramentas necessárias para avaliar as principais características de um imóvel e, com isso, estipular um valor que seja adequado.

Essa etapa garante segurança tanto ao comprador, que terá a garantia de não estar adquirindo um bem superfaturado, quanto para o vendedor, que terá a certeza de receber um valor justo por sua propriedade.

4. Menor exposição do cliente

O corretor de imóveis também atua reduzindo a exposição de seus clientes, evitando, assim, que eles lidem com situações estressantes durante o processo. Isso porque o corretor é quem está a frente, é o responsável por lidar com as negociações, garantindo que o cliente possa ficar mais tranquilo e tenha mais comodidade.

5. Conferência da documentação

Uma das etapas mais fundamentais durante o processo da negociação de um imóvel é a conferência de toda a documentação. Por se tratar de uma questão técnica, a atuação do corretor se torna fundamental para evitar erros e garantir um processo tranquilo e preciso, afinal de contas, ele estudou para isso.

Os riscos de fazer negócio com pessoas não capacitadas

A falta de experiência e de conhecimento de mercado pode chegar a invalidar a sua negociação ou te colocar em sérios riscos. Ofertas boas demais para serem verdade, pontos que estão mal resolvidos no processo, erros ou falta da documentação necessária, cláusulas abusivas, etc. Tudo isso pode acabar se tornando um enorme prejuízo no futuro.

Para não cair nas mãos de pessoas de má-fé ou fazer um péssimo negócio por falta de informações, é mais do que fundamental avaliar bem se a imobiliária escolhida e o corretor responsável possuem registro no Conselho Regional dos Corretores de Imóveis (Creci) e se a imobiliária tem respaldo jurídico. 

Se você deseja realizar algum tipo de transação imobiliária, seja comprar, vender ou alugar, a melhor opção é pesquisar bastante e não se arriscar. Procure por uma imobiliária e um corretor de imóveis que sejam de confiança.

Conclusão

Agora que você já descobriu a importância dos corretores de imóveis no processo de negociação e os riscos de fechar negócio sem auxílio profissional, também devemos lembrar que é igualmente importante encontrar a imobiliária que esteja preparada para atender às suas necessidades.

A Alphasul Consultoria Imobiliária é a maior e mais especializada imobiliária do Alphaville Lagoa dos Ingleses e região. Com profissionais qualificados e muita dedicação desde 2003, a Alphasul vai te ajudar a fechar o melhor negócio. Ficaremos felizes se você compartilhar conosco o jeito Alphasul de ser!

Caso queira saber um pouco mais sobre nossos corretores ou queira conhecer ótimas opções de imóveis disponíveis, clique aqui e entre em contato conosco, estamos à disposição para maiores esclarecimentos. 

Grande abraço e até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *