Funcionários

belo horizonte Saiba mais sobre a região Centro-Sul de BH

A região Centro-Sul de Belo Horizonte é de fato uma referência histórica e uma dos mais antigos bairros de Belo Horizonte. O que o torna uma das mais valorizados da capital Mineira. Andar por ali é uma oportunidade de encontrar pessoas interessadas em desfrutar de um clima gostoso, aconchegante e moderno que só os Mineiros tem. Quem nunca encontrou um conhecido ou alguém que não vê a muito tempo. Passear por lá é mesmo uma maravilha, agora imagine morar lá e com qualidade de vida? Os grandes atrativos da região são: A facilidade de acesso ao centro, ruas arborizadas, alto padrão das construções residenciais, variedade do comércio local, diversidade cultural, alta gastronomia; gostaria de parar aqui para te deixar com água na boca com as verdadeiras delícias que os bares e restaurantes que compõem a rica vida noturna e diurna Mineira podem lhe proporcionar.

Deixo aqui uma boa opção para almoçar por lá:

Restaurante Dona Lucinha

Dona Lucinha
Rua Sergipe, 811 – Funcionários

História

O bairro foi criado em 1896 adivinha porque? Para que os funcionários públicos que vieram de Ouro Preto pudessem morar, visto que a nova capital Belo Horizonte deveria abrigar esses funcionários na nova sede do Governo Estadual. Faz sentido o nome do bairro agora não faz? E a região foi escolhida exatamente por ser próxima ao local de trabalho deles.

As casas foram construídas seguindo uma escala de A a F, que ia de acordo com o nível hierárquico de cada servidor.  Os imóveis de letra A eram destinados a funcionários de graduação mais baixa e os de letra F, moravam diretores e desembargadores. Outro diferencial de status hierárquico era a quantidade de janelas, quanto mais janelas uma casa exibia na sua fachada, maior era o cargo do funcionário que ali residia. A próxima vez que passar por lá, tire tempo para refletir nas casas antigas que ainda existem por lá.

Bom, atualmente as construções ficaram um pouco mais modernas não é verdade? Por isso você vai ver uma mistura dos casarões tradicionais com prédios modernos. Em uma próxima vez, vamos te recomendar mais lugares para que o seu paladar possa viajar junto com você.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *