O mercado imobiliário na região metropolitana de BH cresce e a procura por condomínios em Nova Lima são cada vez mais requisitados por quem quer qualidade de vida.  Eles estão em regiões que contam com todo o desenvolvimento dos grandes centros urbanos, mas também tem toda a tranquilidade e conforto de cidades pequenas e interioranas.

Uma ótima opção de município para morar e que faz parte da região metropolitana de Belo Horizonte é Nova Lima. Diante de seus muitos atrativos, essa pode ser a região ideal para você que busca mais conforto e qualidade de vida para você e sua família.

Com imóveis de muito bom gosto, a região de Nova Lima é contemplada por diversos condomínios de luxo e uma infraestrutura completa para todo os seus moradores. 

Listamos algumas das muitas vantagens de escolher morar e investir em imóveis na região de Nova Lima para que você conheça um pouco mais o estilo de vida na região. Continue lendo e confira! 

História de Nova Lima

A princípio, a cidade foi chamada de Campos de Congonhas, com a expansão do ciclo ouro e com a chegada dos trabalhadores, passou a se chamar Congonhas das Minas de Ouro. Em 1836 a região acabou se tornando distrito de Sabará, recebendo o nome de Freguesia de Nossa Senhora do Pilar de Congonhas de Sabará.

Em 1893 a região tornou-se  Villa Nova de Lima, em homenagem a Augusto de Lima, historiador, político e poeta nascido na região. Em 1923 a cidade recebeu o nome de Nova Lima que todos conhecemos hoje.

Mina de Morro velho

Em 1834 a Mina de Morro Velho, uma das principais da cidade, foi adquirida pela mineradora inglesa Saint John Del Rey Mining Company, que gerenciou até 1958. O controle da Mina de foi passado para acionistas brasileiros após um tempo, quando foi criada, portanto, a Mineração Morro Velho.

No decorrer dos anos, a Mina de Morro Velho foi aumentando a produção e contribuindo, cada vez mais, em vários segmentos de infraestrutura urbana da cidade. Esse processo fez com que as condições de vida e de trabalho dos empregados e moradores da cidade melhorassem.

condomínios em Nova Limas

Vantagens de optar por investir em condomínios em Nova Lima

Nova Lima está em constante expansão, sendo uma ótima oportunidade de investimento. Abaixo colocamos as 5 principais vantagens de escolher investir e morar no município:

1. Proximidade com a capital mineira

A primeira vantagem de morar em condomínios em Nova Lima que vamos citar, é que como já foi dito, se trata de um município que faz parte da região metropolitana de Belo Horizonte, capital mineira. 

O município se encontra a mais ou menos 22 km de distância de Belo Horizonte, tornando muito fácil o acesso a capital para quem vive na região.

Para quem trabalha em BH e mora em Nova Lima por exemplo, é muito fácil se deslocar de uma região para outra diariamente.

2. Tranquilidade no dia a dia

Outra vantagem de morar em condomínios na região de Nova Lima se dá pelo fato do município ser muito tranquilo. É perfeito para quem tem uma família estruturada e também para jovens solteiros ou casais que buscam fugir das agitações dos grandes centro urbanos, mais querem conforto e qualidade de vida. 

A região atende muito bem a todos os perfis de pessoas que desejam mais tranquilidade, mas não querem abrir mão da acessibilidade aos mais diversos serviços e a comodidade de que os grandes centros urbanos dispõem.

Além disso, em Nova Lima existe um maior contato com a natureza, as ruas são mais arborizadas e não existe todo aquele trânsito que também é característico dos grandes centro urbanos.

3. Qualidade do ar e clima da região

Os moradores da região de Nova Lima podem desfrutar de um clima bastante ameno e mais tranquilo dentro da região. 

Isso acontece porque como já falamos, a região é arborizada e tem um grande contato com a natureza, pois boa parte da cidade é cercada pela Mata do Jambreiro, pelo Parque Estadual Serra do Rola Moça e pelo Parque Ecológico Municipal Rego dos Carrapatos.

Sendo assim, quem mora em Nova Lima tem vantagens de contar com um clima bem mais fresco, típico de uma cidade interiorana, sem perder as características modernas de uma área mais urbanizada. 

4. Infraestrutura completa e de qualidade

Uma outra vantagem de morar em condomínios em Nova Lima é o fato de poder dispor de uma infraestrutura bastante completa, com facilidades de acesso aos mais diversos serviços. 

Esses empreendimentos trazem muitas facilidades e confortos para o dia a dia dos moradores da região. Os empreendimentos vão desde de comércios variados e áreas de lazer a grandes Shoppings, que englobam esses serviços e muito mais.

O município tem essas características empreendedoras e um bom exemplo disso, é o fato de Nova Lima se destacar no mercado de produção de cervejas artesanais, sendo a maior produtora do estado de Minas Gerais.

As belas paisagens também estimulam o turismo dentro da região, com uma diversidade de locais para passeios, pousadas e muito mais, o que movimenta ainda mais a economia dentro do município.

5. Potencial de valorização

O município vem se desenvolvendo cada vez mais e com isso apresentando sempre um bom potencial de valorização, o que é algo bastante relevante para quem deseja investir na região. 

Desde seu surgimento e da exploração de minérios no município, como ouro e o ferro, Nova Lima vem se desenvolvendo e recebendo mais pessoas em busca de moradia, o que acarreta em seu crescimento. 

Com esse crescimento, o desenvolvimento econômico se estabeleceu e desde então vem surgindo grandes investimentos dentro da região, o que aumenta o potencial de valorização de imóveis no local.

O resultado de todo esse crescimento é uma cidade que é muito bem administrada e com um potencial enorme de valorização, que tende a melhorar cada vez mais.

6. Segurança

Outro benefício de morar em condomínios em Nova Lima está em suas elevadas taxas de segurança. Mesmo em locais com casas de luxo, consideradas de alto padrão, a criminalidade é muito baixa se comparada aos grandes centros urbanos.

As taxas de crime ao patrimônio por exemplo são baixíssimas, assim como os números de roubos, furtos e sequestros. O que é um grande ponto positivo da região, que é muito bem policiada. 

7. Qualidade de vida

Nova Lima também oferece muita qualidade de vida para todos os moradores da região, o município conta com um Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) bastante elevado em comparação com outras cidades mineiras. 

O que significa que o município dispõe de uma ótima estrutura e ótimos parâmetros com relação a saúde dos habitantes, longevidade, segurança, escolaridade, estrutura, dentre outros fatores.

8. Privacidade

Outro ponto importante nessa lista de vantagens da região, é com relação a privacidade de que os condomínios de Nova Lima dispõe. Por estarmos falando de condomínios fechados, existe uma grande atenção com relação a quem entra e quem transita no local, preservando e respeitando assim a sua privacidade e de sua família.

Outro ponto importante é com relação às construções, pois em determinadas propriedades, os imóveis não são tão numerosos quanto em condomínios comuns e as construções respeitam projetos mais modernos que buscam zelar pelo conforto, privacidade e qualidade de vida dos moradores.

9. Áreas de lazer para toda família

Outra qualidade muito importante e que a maioria das famílias valoriza muito na hora de escolher uma região para morar, é com relação a existência de áreas de lazer, o que é mais um dos atrativos da região de Nova Lima.

Lembrando também que o município oferece muita segurança para que você aproveite ótimos momentos em família, sem se preocupar tanto com a violência.

10. Ótimas opções de imóveis para investir

Para finalizar, outra vantagem de escolher morar em condomínios em Nova Lima é com relação a sua enorme variedade de ótimas opções de imóveis para escolher investir. Em Nova Lima você pode encontrar o imóvel ideal para você e sua família viverem com muita qualidade de vida.

Residências de luxo com ótimas localizações, condomínios de altíssimo padrão, fácil acesso a todos os tipos de serviços, tudo para que você e sua família precisam para que encontrem a casa de seus sonhos.

Quer conhecer ótimas opções de imóveis na região de Nova Lima, entre já em contato com a Alphasul Consultoria Imobiliária. 

11. O Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM)

Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) avalia quesitos como saúde, educação e renda para classificar os municípios como 3 desenvolvidos, em desenvolvimento e subdesenvolvidos.

Um estudo realizado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) colocou a cidade de Nova Lima como a 01ª de Minas Gerais e a 17ª do país no IDHM. O município vive momentos de crescimento econômico e de geração de emprego e renda. Um IDHM igual ou maior que 0.8 é considerado bastante alto e em Minas Gerais, Nova Lima está em primeiro lugar com 0,813.

12. Investimento contínuo na cidade

Nova Lima tem uma forte influência da mineração desde a sua fundação. A cidade começou a receber mais pessoas em busca de trabalho com a descoberta de ouro na região e, como consequência, o aumento em investimentos e o desenvolvimento da economia do município.

Em decorrência do desenvolvimento econômico do município cresceu e vem crescendo cada vez mais, o que resulta em recursos para o investimento em saúde, educação, muitas opções de lazer e cultura, infraestrutura e outros pontos necessários para a qualidade de vida da população. 

Conclusão

Essas são apenas algumas das muitas vantagens de morar em condomínios em Nova Lima. Escolher onde investir é uma grande decisão, que precisa ser muito bem pensada e avaliada.

Ficou interessado em morar em um condomínio na região de Nova Lima? Então entre em contato conosco para saber um pouco mais sobre os condomínios e as belíssimas residências disponíveis para venda ou locação. 

Clique aqui e entre em nosso site para mais informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *