No ano de 2020 o mercado imobiliário sofreu com diversas mudanças, algumas delas por conta da pandemia do novo coronavírus que ainda estamos enfrentando. Muitos acreditam que investir em imóveis em 2021 pode ser uma boa opção de investimento, considerando que a expectativa é bastante positiva.

Uma razão para isso é que, com tudo que aconteceu e vem acontecendo, o comportamento da população mudou e isso impacta em como a aquisição de imóveis é realizada, fora a mudança na economia que vem mostrando que essa pode ser uma boa opção de investimento para o momento.

Mas afinal, será que realmente vale a pena investir no mercado imobiliário em 2021? Pensando em te ajudar a tomar as melhores decisões neste novo ano, preparamos este conteúdo completo com diversas informações muito importantes que deixam ainda mais clara a resposta para essa questão, continue a leitura para conferir!

O mercado imobiliário no Brasil e a pandemia

A Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (ABECIP)  divulgou, no fim de julho do ano passado, um boletim com ótimas notícias para o mercado imobiliário. O estudo aponta que financiamentos imobiliários com recursos das cadernetas do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE) chegaram a atingir R$ 9,27 bilhões em junho de 2020, um crescimento de 29,9% com relação ao mês anterior e 52,8% se comparado ao mesmo mês do ano de 2019.

Esse comportamento indica um crescimento da demanda por crédito imobiliário. Até mesmo com a pandemia, a busca por financiamentos imobiliários continuou a crescer. As baixas taxas de juros tem uma enorme influência na alta procura pelos financiamentos, afinal, os baixos valores ocasionam em prestações mensais também menores.

Por que investir em imóveis em 2021?

A Taxa Selic atingiu o menor patamar em 2020, com ela em baixa, basicamente significa que as vendas de imóveis estarão em alta. No fim de 2020, a Taxa Selic já estava marcando 2%.

Essa taxa é um dos indicadores mais importantes para a economia nacional. Ou seja, a taxa de juros em 2021 será importante para o desempenho da economia brasileira de um modo geral. Assim, a taxa definida pelo Banco Central para este ano, além de servir como parâmetro para as demais taxas no Brasil, possui papel extremamente importante com relação aos investimentos.

Para quem solicita financiamento, acaba que as condições de pagamento são muito melhores. Economistas acreditam que agora no ano de 2021 a Taxa Selic vai subir um pouco, mas não deve passar de 2,75%. Dessa forma, as taxas de juros vão continuar baixas e assim é muito provável que mais pessoas tenham interesse em financiar imóveis. Então, resumidamente, se você planeja investir em imóveis, este é o momento ideal.

Perfil dos compradores pós-pandemia

Por conta da pandemia, a grande maioria das pessoas começou a dar mais atenção para o conforto e funcionalidade dos imóveis. Com a necessidade de ficar em casa em isolamento, muitos pontos acabaram sendo levantados, como por exemplo o tamanho do imóvel, o quão prático ele é, se é aconchegante, se é possível ter um espaço direcionado para o home office, entre outras coisas.

Por conta disso, os imóveis ou até mesmo os condomínios que oferecem mais opções para seus moradores terem momentos de descanso e lazer, como por exemplo o acesso a academias, quadras, playgrounds e piscinas, passaram a ser ainda mais procurados e valorizados no mercado. Ou seja, os critérios e as exigências que garantem uma maior qualidade de vida aumentaram e a tendência é continuar aumentando.

Conclusão

Afinal, vale a pena investir em imóveis em 2021? A resposta é: com toda certeza vale a pena investir no mercado imobiliário em 2021. Os juros estão baixíssimos e as vantagens de ter um imóvel são incontáveis. Se trata de uma excelente opção para quem deseja fazer um bom investimento e quer evitar taxas de juros enormes. Mas antes de qualquer coisa, faça uma boa pesquisa e busque o auxílio de profissionais verdadeiramente qualificados e de confiança.

A Alphasul Consultoria Imobiliária é a maior e uma das maiores e mais especializadas imobiliárias do Alphaville Lagoa dos Ingleses e outros condomínios de imóveis de alto padrão de BH e Região Metropolitana. Contamos com diversos profissionais qualificados e preparados para trabalhar com dedicação desde 2003. Queremos te ajudar a fechar o melhor negócio de acordo com o seu perfil, desejo e necessidades.

Caso você queira saber mais a respeito do mercado imobiliário ou esteja a procura de um imóvel para investir, clique aqui e entre em contato conosco, nossa equipe está à disposição para te auxiliar neste momento de pesquisa.

Grande abraço e até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *