belo horizonte Região Centro-Sul: melhores locais para morar em Belo Horizonte

A região Centro-Sul de Belo Horizonte é uma das mais valorizadas da capital. É muito procurada pelas pessoas que desejam morar bem, com qualidade de vida. Os grandes atrativos da região são: a facilidade de acesso ao centro, ruas arborizadas, alto padrão das construções residenciais, variedade do comércio local, alta gastronomia, diversidade cultural e muitas opções lazer.

Funcionários

Criado em 1986, é um dos bairros mais tradicionais e charmosos da capital mineira. O bairro surgiu com o intuito abrigar os funcionários públicos que vieram de Ouro Preto, antiga sede do Governo Estadual. A região foi escolhido pela proximidade com o local de trabalho deles, a Praça da Liberdade.

As casas foram construídas seguindo uma escala de A a F, que ia de acordo com o nível hierárquico de cada servidor.  Os imóveis de letra A eram destinados a funcionários de graduação mais baixa e os de letra F, moravam diretores e desembargadores. Outro diferencial de status hierárquico era a quantidade de janelas, quanto mais janelas uma casa exibia na sua fachada, maior era o cargo do funcionário que ali residia.

Atualmente, as construções do bairro constituem uma mescla dos casarões tradicionais com prédios modernos. Sua ruas arborizadas tornam o clima do bairro muito agradável, ideal para quem procura qualidade de vida em meio a urbanização.

Lourdes

Um dos bairros mais luxuosos de Belo Horizonte, fundado na década de 30. O projeto urbanístico local tem como diferencial os grandes jardins que embelezam as fachadas dos prédios luxuosos e as calçadas das ruas mais largas.

Restaurantes que representam a alta gastronomia são encontrados com grande facilidade pelo bairro. As melhores lojas da capital mineira também estão por ali, grifes reconhecidas nacionalmente e internacionalmente fazem parte do roteiro sofisticado do comércio local.

Pontos turísticos também são o forte do bairro, um dos dos lugares mais visitados pelos turistas é a Basílica de Nossa Senhora de Lourdes, inaugurada em 1923. Foi declarada basílica menor pelo Papa Pio XII em maio de 1958. A basílica tem um ar imponente, que chama atenção de todos que passam pela sua fachada e se deparam com sua torres góticas que se misturam com a paisagem local.

Savassi

Uma região muito importante de Belo Horizonte, que foi reconhecida como bairro em 2006. Sua história tem início na década de 30, quando o padeiro de origem italiana, Amílcare Savassi inaugurou sua padaria na Praça Diogo Vasconcelos. A padaria recebeu o nome de Savassi e logo a praça se tornou ponto de encontro de muitas pessoas, e começou a ser chamada popularmente de Praça da Savassi.

O bairro é um dos mais bem localizados da capital mineira e continua sendo um ponto de encontro famoso na cidade, com muitas opções de bares, restaurantes, pubs. Além do comércio super diversificado.

As residências seguem um alto padrão e chamam a atenção pela beleza estética arquitetônica.

A Alphasul disponibiliza para a venda os melhores imóveis da região centro-sul.

 CTA Região Centro-Sul: melhores locais para morar em Belo Horizonte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *