A rotina tumultuada dos grandes centros urbanos fazem parte da vida de muitas pessoas, o que pode prejudicar a qualidade de vida. Contudo, isso não precisa e nem deve ser assim. Para sair desse cenário, um dos principais cuidados deve ser tomado na hora de escolher um imóvel.

Dessa forma, é possível optar por um local tranquilo, que fique perto do trabalho e de escolas para famílias com filhos, localizado em uma área com mais natureza e que facilite o acesso a serviços necessários para o dia a dia.

Existe um conjunto de fatores que precisam ser muito bem avaliados para atender às suas necessidades e às da sua família além de, claro, garantir o bem-estar e a qualidade de vida de todos. Continue a leitura para saber mais!

O que considerar para morar com qualidade de vida?

Qualidade de vida

Confira alguns dos pontos que devem ser levados em consideração para garantir a qualidade de vida de toda a família na hora de comprar ou alugar um imóvel. Está preparado? Então vamos lá!

1. Modalidade da residência a ser escolhida

O imóvel onde se vive deve ser agradável, espaçoso, aconchegante, funcional e seguro, por isso reflete diretamente no nível de satisfação de cada morador e no conforto experimentado pela família. 

Os problemas que costumam surgir em espaços incompatíveis com as necessidades dos moradores incluem falta de privacidade e desconforto. Para garantir que nada disso atrapalhe sua qualidade de vida, é primordial escolher a residência certa.

2. Infraestrutura completa

A primeira coisa que deve ser pensada para morar com mais qualidade de vida, é a estrutura do imóvel e da região em que pretende morar. Para isso, é interessante fazer um relatório das tarefas diárias de todos os membros da família para determinar a melhor localização e as opções que ela oferece.

Prefira um bairro que tenha padarias, supermercados, academias, farmácias, escolas, entre outros serviços perto da sua casa. Dessa forma, não será necessário percorrer grandes distâncias para realizar atividades essenciais do cotidiano ou pegar trânsito. 

Além disso, pense também no seu trabalho, afinal de contas, se trata de um percurso que você precisa fazer todos os dias. Sendo assim, quanto mais perto do seu lar, menos complicações com trânsito você terá.

3. Localização ideal

A localização é uma das primeiras questões discutidas quando o assunto é a compra de um imóvel. Para quem deseja morar com qualidade de vida, ela também é um ponto fundamental nesse processo. Por isso, na hora de escolhê-la, vale tomar alguns cuidados.

Observe se o imóvel está próximo das principais vias de acesso. Não esqueça que isso facilita bastante a locomoção para o trabalho e a escola das crianças. 

Veja a distância dos comércios. Os serviços que são utilizados com mais frequência, como supermercados, precisam ser o mais perto possível para você.

Valorize a tranquilidade da área escolhida, é muito importante ter comércios por perto, mas é necessário se atentar ao barulho do local. Opte por áreas residenciais, que têm ruas mais tranquilas.

Avalie também o crescimento do bairro, a compra de um imóvel também é um investimento, portanto, é importante escolher aquele que tem a possibilidade de valorização com o crescimento do bairro.

4. Opções de lazer

Os momentos de descanso e diversão também são palavras de ordem quando o objetivo é morar com qualidade de vida. Dessa forma, é interessante buscar um imóvel que esteja em uma região que dispõe de opções de lazer para toda família.

Inclusive, este aspecto tem sido bastante valorizado em empreendimentos atuais, sendo possível encontrar condomínios com playground, academias, área gourmet, salas de jogos, piscinas, spas etc.

5. Segurança 

Outro ponto importante na hora de escolher um imóvel para morar e viver bem, é a segurança do local. Como a taxa de criminalidade vem crescendo a cada dia que passa, é muito importante entender que morar com qualidade de vida também significa morar com segurança.

Pensando nisso, podemos considerar que uma das melhores opções para viver bem e ter qualidade de vida em abundância, é morar em condomínios, que estão mais preparados e oferecem mais tranquilidade para os seus moradores.

Nesse sentido, alguns aspectos precisam ser observados, como a presença de políticas internas, controle de entrada de moradores e visitantes, eficiência do monitoramento interno, alinhamento e preparo dos moradores e funcionários no que diz respeito a manter a segurança do local e uso de dispositivos de segurança, como alarmes, iluminação de emergência, detecção de incêndio, entre outros.

Além disso, é preciso avaliar se o bairro é seguro de modo geral.  É importante visitar o local mais de uma vez e em horários diferentes, fazer uma boa pesquisa na internet referente aos índices de criminalidade, conversar com os moradores e funcionários para saber mais sobre os prós e contras da região.

6. Barulho excessivo

Não há nada mais desagradável e desgastante do que morar em uma região muito barulhenta. Ao longo do tempo, isso pode gerar até problemas emocionais mais sérios, como o alto nível de estresse ou outros problemas causados pelas noites mal dormidas.

Por isso, antes de escolher um imóvel é fundamental conhecer as políticas do condomínio com relação a este assunto, se há limitações de horários para obras e festas, se existem alternativas para abafar os sons, como o isolamento acústico nos imóveis etc.

Qual é a importância de uma imobiliária nesse processo?

Para que a busca do imóvel seja mais tranquila, é essencial contar com a ajuda de uma imobiliária que dispõe de profissionais especializados e verdadeiramente qualificados na área para lhe auxiliar.

Isso porque os especialistas poderão avaliar e apresentar apenas as opções que atendam exatamente suas expectativas e, ao mesmo tempo, sejam bons negócios para você. 

Sem contar que a empresa ajudará em todo o processo burocrático necessário nesse momento, tornando o investimento muito mais seguro.

Conclusão

Como você pôde ver, morar com qualidade de vida envolve uma série de aspectos que devem ser considerados na hora de comprar um imóvel, inclusive os gostos e necessidades de toda a família. 

Sendo assim, deve-se buscar por aquela oportunidade que ofereça conforto, segurança, acessibilidade e diversão para aproveitar as horas vagas em família.

Quer ajuda para encontrar o imóvel perfeito? Então clique aqui e entre em contato conosco. Na Alphasul Consultoria Imobiliária você irá contar com o auxílio de profissionais especializados no mercado imobiliário!

Esperamos que tenha gostado do conteúdo, grande abraço e até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *