Saiba tudo sobre a Lagoa dos Ingleses Nova Lima, essa bela atração turística e ponto de encontro de amantes de esportes aquáticos e de uma linda vista, próxima a capital mineira.

Localizado em Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte, a Lagoa dos Ingleses é uma atração cheia de história e muito rica em beleza, ponto de encontro de quem é apaixonado por esportes náuticos e muito reconhecido em toda capital mineira.

Quer conhecer um pouco mais sobre a Lagoa dos Ingleses e suas atrações? Continue lendo!

A história da Lagoa dos Ingleses

bannerlanding lagoa dos ingleses 14 Você conhece os atrativos da Lagoa dos Ingleses?

A Lagoa dos Ingleses é uma lagoa artificial, que está localizada no município de Nova Lima, Minas Gerais, ela foi criada com o propósito de ser uma barragem para armazenar água da chuva, que seria usada para gerar energia para a Mina do Morro Velho.

A Mina do Morro Velho, é um complexo de minas de ouro localizadas em Nova Lima. É uma das 2 minas que a companhia opera no Brasil.
A região da Lagoa dos Ingleses, sempre atraiu grandes empreendedores, como o engenheiro inglês George Chalmers, que em 1884 assumiu a Superintendência da Saint John Del Rey Mining Company, com o intuito de transformar a Mina de Morro Velho em uma das mais famosas minas de ouro de todo mundo.
Chalmers desenvolveu muitos empreendimentos nas décadas em que viveu em Minas Gerais, como usinas hidrelétricas, hospitais, e uma linha de bondes elétricos que ligava Nova Lima a Raposos.

Ele sonhou também em transformar a região da Lagoa dos Ingleses em uma área habitacional, para abrigar os empregados da Mina de Morro Velho, em especial os funcionários que eram ingleses, o que explica o tão conhecido nome da mais reconhecida atração da região.

Embora o engenheiro tenha morrido antes de finalizar seu projeto, com o passar do tempo, a vocação da região para atrair diversos empreendimentos imobiliários foi se provando real.

Desenvolvimento Local

Até meados da década de 80, grande parte da área do entorno continuou sem ser desenvolvida, já que seus principais proprietários (a Saint John Del Rey Mining Company, hoje conhecida como AngloGold Ashanti e a MBR, que agora é incorporada pela Vale) não tinham nenhum interesse em explorar nenhum recurso naquela área.

Na década de 1990, esse cenário começou a mudar. Com o crescimento populacional e todo o desenvolvimento na Região Metropolitana de Belo Horizonte, houve uma grande valorização dos terrenos na região Centro-Sul da Capital.

E a partir desse momento, Nova Lima passou a atrair uma parcela da população de Belo Horizonte com grande desejo de tranquilidade, conforto, segurança e mais qualidade de vida. Assim iniciou então uma nova fase no perfil da região, que antes estava estagnada e não se desenvolvia.

A primeira grande mudança veio com a construção de um clube de lazer em uma pequena área, que se encontrava às margens da lagoa. A ideia do projeto foi pensado por um banco inglês, que tinha também o intuito de desenvolver empreendimentos imobiliários na região, apostando no potencial de atrair pessoas interessadas em viver cercadas por belas paisagens e que buscavam por mais qualidade de vida.

O primeiro grande empreendimento imobiliário no região só se materializou no ano de 1998, com o lançamento do Alphaville Lagoa dos Ingleses, que é um conjunto residencial luxuoso e muito conhecido atualmente localizado próximo a lagoa.

Alguns anos mais tarde, as áreas que não haviam sido ocupadas pelo Alphaville Lagoa dos Ingleses foram vendidas. Em 2013, um grupo de investidores se reuniu, adquiriu os terrenos restantes do Alphaville Lagoa dos Ingleses, além de uma área de cerca de 27 milhões de metros quadrados no entorno da Lagoa dos Ingleses. Para desenvolver ainda mais o potencial dessa área, esse mesmo grupo criou a CSul – Desenvolvimento Urbano, uma empresa que opera a partir do conceito do novo urbanismo.

Atualmente o conjunto residencial Alphaville é muito procurado, sendo reconhecido como uma das áreas mais luxuosas e requisitadas da região metropolitana de Belo Horizonte. Graças a toda a sua beleza natural, a região se tornou um ponto turístico e uma das áreas mais procuradas por quem gosta de esportes náuticos e outros tipos de eventos e atividades ao ar livre.

Localização da Lagoa dos Ingleses

maxresdefault Você conhece os atrativos da Lagoa dos Ingleses?

A Lagoa dos Ingleses está situada em Nova Lima, Minas Gerais, em uma área que é considerada uma região nobre, localizada na Região Metropolitana de Belo Horizonte, a 22 km da capital, com sua belíssima paisagem local, a lagoa se torna o lugar perfeito para quem busca um local para praticar esportes e passeios em família ou com amigos.

Um dos pontos fortes da região da Lagoa dos Ingleses é a facilidade de locomoção, a região conta com um fácil acesso a comércios, centros de saúde e diversas áreas próximas, como shopping, parque, centro, BH, outras regiões próximas, etc.

Clima da Lagoa dos Ingleses

O clima na região da Lagoa dos Ingleses é quente e temperado, assim como em Belo Horizonte. É um clima agradável e perfeito para quem gosta de esportes ou simplesmente buscam por um espaço para fazer um bom passeio ou realizar atividades externas de lazer. Uma ótima opção para quem ama eventos a céu aberto ou simplesmente gostam de passar tempo em áreas externas apreciando uma bela paisagem.

A vista privilegiada da Lagoa dos Ingleses

A Lagoa dos Ingleses Nova Lima conta com uma vista incrível para a natureza próxima, é praticamente impossível não sentir vontade de morar na região. A própria lagoa compõe a paisagem, tornando o horizonte ainda mais belo, o que atrai muitos visitantes à lagoa.

Opções de lazer

A Lagoa dos Ingleses BH traz consigo diversas propostas divertidas e completas de lazer, com muitos eventos criativos que atendem aos moradores e sempre atraem muitos visitantes a região.

Constantemente, a Lagoa dos Ingleses Nova Lima vira palco de diversos eventos. São festivais de música e cerveja, encontro de food trucks e competições esportivas, que são ótimas opções para quem quer fazer um passeio diferente em família. A bela paisagem é uma das características que atrai públicos diversos para fazer caminhadas, corridas ou praticar esportes.

Minas Tênis Náutico Clube Lagoa dos Ingleses

Minas 1140x570 Você conhece os atrativos da Lagoa dos Ingleses?

O Minas Tênis Náutico Clube foi idealizado no ano de 1995, por meio da parceria com a Lagoa dos Ingleses Urbanismo (Lisa). A construção do Minas Tênis Náutico Clube teve início em setembro de 1998 e foi concluída em março de 2000, em apenas 18 meses.

A área total do clube é de 117 mil m². O clube funciona com associados, onde para se tornar um sócio é preciso fazer preenchimento do termo de adesão ao quadro de sócios do clube e o pagamento mensal da taxa de adesão, que é válida para toda a família do assinante.

O Clube é localizado em uma região privilegiada, cercada pela natureza e por muita tranquilidade, e oferece aos sócios uma completa infraestrutura de esportes e lazer.

O Minas Tênis Náutico também se consolidou como palco de muitos eventos sociais, culturais e de lazer como grandes shows de Aniversário do Minas, Festas Juninas e Colônias de Férias.

Atividades Esportivas na Lagoa dos Ingleses

44 Você conhece os atrativos da Lagoa dos Ingleses?

A Lagoa dos Ingleses Nova Lima se destaca não apenas por sua beleza, mas também pelas possibilidades para quem é fã da prática de esportes náuticos. O local é palco de importantes campeonatos e atrai diversos amantes de muitas modalidades de esportes aquáticos.

Esses são 4 dos esportes aquáticos que podem ser praticados na Lagoa dos Ingleses que valem a pena conhecer:

1) Wakeboard: É um esporte em que o praticante deve se equilibrar em uma prancha enquanto é puxado por um barco ou por uma lancha. O que deixa o exercício mais radical, é a possibilidade do atleta, ou wakeboarder poder realizar saltos e manobras. Nos últimos anos, a região do Alphaville tem sediado diversos campeonatos de Wakeboard.

2) Stand-up Paddle: Também conhecido como SUP, é um esporte que consiste em se equilibrar em cima de uma prancha enquanto se movimenta usando um remo. Trata-se de um esporte aeróbico e que trabalha, principalmente, braços e abdominal. Movimentos de ioga podem ser praticados durante o exercício, essa modalidade é conhecida como SUP Yoga. Uma opção perfeita para quem quer relaxar e praticar um esporte aquático ao ar livre.

3) Vela: Esse é um esporte mais antigo, em que se usa somente a força do vento como deslocamento para os barcos à vela. Na Lagoa dos Ingleses é possível fazer aulas de vela, além de participar de competições do esporte que acontecem no local.

4) Remo: Esse é um esporte de velocidade onde os participantes ficam sentados de costas para a chegada, eles se acomodam em barcos estreitos e devem remar com rapidez e força. Durante o exercício, o remador permanece sentado em um banco móvel, que se desloca de acordo com o movimento realizado, e deve exercitar os braços, tronco e pernas de modo a fazer com que o barco vá o mais rápido possível.

Esses são apenas alguns exemplos de esportes praticados na Lagoa dos Ingleses BH. De forma resumida, são muitas opções de esportes aquáticos a serem praticados na lagoa, o lugar é perfeito para quem tem amor por esportes ao ar livre e gosta de aventuras.

Restaurantes na Lagoa dos Ingleses

A região conta também com uma vasta variedade de restaurantes e lanchonetes de qualidade para completar a lista de prazeres locais.

Pontos turísticos próximo a Lagoa dos Ingleses BH

A lagoa em si já é um ponto turístico, o lugar é procurado por muitos, mas próximo a ela, a lagoa conta também com lugares que vale muito a pena conhecer, tanto por suas belezas quanto por suas riquezas culturais.
Alguns exemplos de regiões próximas que vale a pena conhecer são:

1) Parque Estadual da Serra do Rola-Moça: O Parque Estadual da Serra do Rola-Moça é uma das mais importantes áreas verdes do Estado. Situado na região metropolitana de Belo Horizonte, é o terceiro maior parque em área urbana do país e abriga alguns dos mananciais que abastecem a capital e sua região metropolitana, bem como os campos ferruginosos, uma bela e rara vegetação.

2) Mercado Da Boca: O Mercado da Boca é um dos primeiros food halls do Brasil e está situado no bairro Jardim Canadá, em Nova Lima. O galpão abriga diferentes segmentos de alimentação, bebidas e lazer e foi inspirado em projetos internacionais como o tradicional Mercado da Ribeira, em Lisboa, o Food Hallen, em Amsterdam e o Mercado de San Miguel, em Madri.

Alphaville Mall

Também localizado à beira da Lagoa dos Ingleses, o Alphaville Mall é um dos principais centros comerciais próximos à região.
Reunindo mais de 200 estabelecimentos de diversos segmentos, um estacionamento com 608 vagas, serviços diversos e lazer em um único lugar, o Shopping atrai não só os moradores da região, como também do entorno, incluindo residentes em Belo Horizonte.
A proximidade com a Lagoa dos Ingleses BH, faz com que o local seja um ponto de parada perfeito para quem está passando pela lagoa e quer fazer uma parada para um lanche, um bom almoço ou simplesmente está buscando por algum tipo de comércio ou serviço.

Conjunto residencial Alphaville Lagoa dos Ingleses

drone Alphaville 13 Você conhece os atrativos da Lagoa dos Ingleses?

O Alphaville Lagoa dos Ingleses Nova Lima é um bairro planejado que conta com diversos condomínios residenciais e comerciais, localizado também nas margens da Lagoa dos Ingleses em Nova Lima. O conjunto é muito privilegiado por toda sua beleza natural, infraestrutura e segurança de excelência, existe uma grande procura por moradias no conjunto, principalmente por quem busca mais qualidade de vida, tranquilidade, conforto e requinte, tudo isso sem perder as facilidades que a vida urbana proporciona.

1) Saúde: O Plano de Atendimento Emergencial Alphaville (PAE) surgiu com o propósito de trazer mais qualidade, praticidade e agilizar ao máximo o atendimento médico dos moradores. Ele funciona de forma integrada com o sistema de segurança, tudo voltado para uma resposta mais rápida no atendimento. Os moradores contam com ambulatório montado para os primeiros socorros e ambulância bem equipada para os casos de emergência.

2) Segurança: Com a chegada da SIA Seguranças, houveram muitas melhorias e toda a estrutura de segurança da região foi repensada e renovada.
A área conta com uma excelente estrutura de segurança, que está sempre buscando melhorar mais e mais. O monitoramento é de altíssima qualidade e toda região é devidamente supervisionada, garantindo assim a segurança dos moradores e dos visitantes.


E aí, gostou de conhecer um pouco mais sobre a história da Lagoa dos Ingleses?

Morar nas redondezas da Lagoa é sonho não é, um lugar rico em beleza e opções de lazer, com tantos comércios e acesso a serviços específicos de fácil acesso, sem contar que é uma das áreas mais cobiçadas de toda a capital mineira e região metropolitana.

Esse sonho não é impossível, a Alphasul oferece muitas opções de moradia no Conjunto Residencial Alphaville.

Entre no site da Alphasul e conheça mais sobre as muitas opções de moradia e a região!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *