Bastante conhecida em Minas Gerais, a história da lagoa dos ingleses  se confunde com a de Nova Lima , tendo feito parte da corrida do ouro no século XVIII, quando bandeirantes paulistas descobriram os minerais na região, que ainda era conhecida como Sabarabuçu. 

O nome Lagoa dos Ingleses veio só em 1932, quando foi construída a barragem que iria armazenar água para gerar energia elétrica para a Mina do Morro Velho, pertencente a  empresa  AngloGold Ashanti, daí o nome Lagoa dos Ingleses.

Hoje a lagoa é um dos principais cartões postais da cidade de Nova Lima e fica dentro do Alphaville, um dos melhores condomínios de imóveis de alto padrão do Brasil. 

Quer saber mais sobre a histórias e curiosidades sobre o local? Nesse artigo vamos falar sobre a MIna de Morro Velho, Minas Tênis Náutico e vários outros assuntos para você ficar por dentro da história da Lagoa dos Ingleses. Vamos nessa?

Um pouco mais de história

Após a descoberta de outro na região de Sabarabuçu — hoje conhecida como a cidade de Nova Lila, muitas pessoas foram atraídas para a região em busca da exploração do metal. A pequena população foi se desenvolvendo no entorno dos rios até que, em 1780, o crescimento populacional obrigou à população extrapolar às margens do rio e melhorar a infraestrutura de moradia e as condições de exploração da nova mina. 

Esse movimento se deu até 1818, quando a extração de ouro na Mina foi paralisada, pois muitos imaginavam que não havia mais o que ser minerado na região. As atividades só foram retomadas em 1831 com a chegada dos ingleses e a reestruturação completa do local. 

Morro velho

O Complexo da mina de Morro velho foi reestruturado pelo jovem engenheiro George Chalmers que assumiu os trabalhos na mina, convenceu os acionistas a investirem na empresa e permaneceu à frente do negócio durante 40 anos.

Segundo dados do Centro de Memória da AngloGold Ashanti, em 1904, George Chalmers, superintendente da empresa à época, construiu o Sistema Hidrelétrico Rio de Peixe. O objetivo era alcançar os planos de desenvolvimento da então Saint John Del Rey Mining Company, hoje AngloGold Ashanti, indústria mais longeva do País, que completou 187 anos, com uma reserva maior de energia elétrica para a mina.

Sistema Hidrelétrico Rido de Peixe

Esse sistema faz parte da rede de abastecimento de água de 43% da população da região metropolitana de Belo Horizonte. Além disso, garante o funcionamento da Usina da Codorna e ainda contribui, junto com a água que vem da Lagoa do Miguelão, no abastecimento de mais seis usinas de minas gerais.

A construção do sistema hidrelétrico se deu por meio da aquisição de de terras da região sul de Nova Lima, e o próprio Chamers cogitou fazer no local uma área de residências para abrigar os ingleses que moravam na cidade. A proposta não avançou, porém ficou a ideia de fazer do local uma área residencial. 

Novo Lima MG St John Del Rey Mining Co 1869 Você sabe qual é a história da lagoa dos ingleses?
Foto de 1969

Depois de 1842 a São João d’El Rey Mining Company incentivou a imigração de cidadãos britânicos para o Brasil . Depois da 1930 as práticas de trabalho sofreram um grande mudança e para melhor!

O engenheiro inglês George Chalmers, que em 1884 assumiu a Superintendência da Saint John Del Rey Mining Company, para transformar a mina de Morro Velho na mais profunda e famosa mina de ouro do mundo. Fazendo História no Brasil.

Lagoa dos Ingleses

Passados alguns anos, a Lagoa dos Ingleses deu vida ao projeto de construção do Alphaville, legitimidade para o esporte aquático em Minas e para a preservação de várias espécies. Nesse momento, em que se comemora os 23 anos do Alphaville, a memória desse ícone de beleza cênica da paisagem precisa ser contada

Esta barragem artificial, assim como as usinas, foi instalada estrategicamente considerando o relevo da região como facilitador do processo.

O Sistema Hidrelétrico Rio de Peixe engloba a Lagoa dos Ingleses, a Lagoa da Codorna (situada às margens da Rodovia dos Inconfidentes) e a do Miguelão (que dá margens a um loteamento de mesmo nome), barragens artificiais construídas na década de 1930, e que armazenam água e aumentam o fluxo das usinas.

Juntas, elas possuem capacidade de armazenagem de 28,5 milhões de m³ e área de drenagem de 169 km², fornecendo 16% da energia elétrica utilizada pela AngloGold Ashanti em Minas Gerais.

Após a década de 90 do século passado, Nova Lima começou a atrair pessoas que estavam interessadas em ter uma vida mais tranquila e uma qualidade de vida ainda maior.

As mudanças começaram após a construção de um clube de lazer na região da Lagoa dos Ingleses e que foi idealizado por um banco Inglês com o objetivo de também empreender no setor imobiliário.

Esse empreendimento tinha também como objetivo proporcionar às pessoas interessadas em viver com mais qualidade, moradias em meio a natureza.

A 23 anos, em 1998 o Alphaville Lagoa dos Ingleses foi inaugurado. Um empreendimento imobiliário que atendia as exatas necessidades das pessoas interessadas em viver melhor.

10 anos após esse empreendimento foram inaugurados outros 3, porém em menor porte. Já em 2013 a recém  inaugurada Csul, adquiriu outras áreas da região e assim foi iniciado um novo conceito de urbanismo.

Infográfico com uma imagem e que conta a história da lagoa dos ingleses, com dados e números

História da Lagoa dos Ingleses: quais opções de lazer?

A Lagoa dos Ingleses traz consigo diversas propostas divertidas e completas de lazer, com muitos eventos criativos que atendem aos moradores e sempre atraem muitos visitantes à região.

Constantemente, a Lagoa dos Ingleses Nova Lima vira palco de diversos eventos. São festivais de música e cerveja, encontro de food trucks e competições esportivas, que são ótimas opções para quem quer fazer um passeio diferente em família. A bela paisagem é uma das características que atrai públicos diversos para fazer caminhadas, corridas ou praticar esportes.

Conclusão

A história da Lagoa dos Ingleses se confunde com a de Nova Lima e é um dos principais pontos turísticos da RMBH. A procura de um imóvel que te ofereça qualidade de vida? O Alphaville Lagoa dos Ingleses é uma opção. Visite o site da Alphasul e veja alguns imóveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *