O que avaliar na hora de procurar um condomínio para investir?

Os condomínios vem chamando bastante atenção das pessoas que estão a procura de um novo lar, principalmente pelo fato de que na maioria das casos eles oferecem bastante qualidade de vida para seus moradores. 

Adquirir um imóvel e viver bem com a família é um sonho para a grande maioria dos brasileiros. Na hora de escolher o lugar certo, é fundamental avaliar algumas características da região e do empreendimento antes de fechar o negócio.

Quer saber mais sobre a busca pelo condomínio ideal e o que avaliar antes de escolher um deles para investir? Continue a leitura e confira as dicas que selecionamos para você: 

Por que investir em um condomínio?

As casas em condomínios atraem muitas pessoas que buscam um novo lar por oferecerem qualidade de vida, paz, segurança e tranquilidade para todos os moradores. 

Cada vez mais equipados com espaços de lazer para as famílias, como com quadras de esportes, parques, piscinas, salão de festas e até academias, os condomínios unem as vantagens imóveis com mais espaço e confortáveis com toda segurança, privacidade e o sossego que eles proporcionam.

Defina as suas prioridades

Ter suas prioridades bem claras fará bastante diferença se houver escolhas difíceis a serem feitas na hora de decidir qual o melhor lugar para você e sua família.

Por exemplo, se você tem um bichinho de estimação, que não é aceito no condomínio que está pensando em investir, ou se você tem filhos pequenos e o condomínio não conta com áreas de lazer, mas o valor é bem mais em conta, o que vai pesar mais na sua escolha?

Preze sempre pela sua qualidade de vida e a de quem você ama. Tendo em mente exatamente o que vocês querem priorizar, dessa forma, será mais fácil tomar decisões.

O que considerar?

No momento de definir qual é a opção ideal para você e sua família, algumas características do condomínio, do imóvel em questão e da região onde o imóvel está devem ser avaliadas para que a sua decisão de investimento seja assertiva.

Antes de qualquer coisa, é fundamental ter um bom planejamento financeiro e verificar valores, como o do próprio condomínio e do IPTU, isso tendo em mente que este deve ser um investimento coerente com a situação financeira atual da família.

Agora confira algumas das principais características que você deve considerar antes de escolher o condomínio ideal:

1. Conheça o perfil da vizinhança

Descubra qual é o perfil dos moradores do local onde pretende investir, se as pessoas são mais reservadas ou interagem com frequência, se aceitam animais de estimação, se as famílias têm filhos, etc.

Vale também se informar sobre as regras de convivência e o que é proibido no condomínio, para dessa forma evitar qualquer surpresa desagradável depois de se mudar.

Escolher uma vizinhança que esteja de acordo com seu perfil com certeza vai aumentar a sua qualidade de vida e a sua satisfação com a aquisição do novo imóvel. 

2. Cheque a infraestrutura do imóvel e do condomínio

O primeiro passo antes de fechar negócio, é verificar se as condições de infraestrutura do condomínio estão boas e se as fachadas e áreas coletivas são bem cuidadas.

Se você pretende comprar uma casa que já está pronta, é importante verificar a estrutura do domicílio, checar se existe mofo, pinturas descascando, rachaduras, telhas quebradas, se os azulejos estão em bom estado, como é a iluminação natural do imóvel, etc.

3. Saiba como é o acesso ao local

Verifique as vias de acesso ao condomínio em que você pretende investir e as formas de transporte, incluindo o transporte público de que a região dispõe. 

Também cheque a proximidade com instituições de ensino (principalmente para famílias com filhos), hospitais, farmácias, supermercados, padarias, restaurantes e outros tipos de comércio.

Avalie também como será a rota entre o seu trabalho e o seu lar e como é o trânsito nas nas áreas próximas, esses fatores podem influenciar em sua rotina.

4. Pesquise sobre o potencial de valorização da região

Junto das características que citamos, também é válido pesquisar se a região do condomínio onde está localizado o imóvel de seu interesse tem potencial de valorização.

Veja se há possibilidade de novos comércios chegando na região, se existem construção de novos empreendimentos, lançamentos de imóveis, etc.

Mesmo que você esteja comprando um imóvel para a sua família e não tenha a intenção de vendê-lo, escolher investir em um espaço que valorize com o passar do tempo pode render boas oportunidades de negócios no futuro.

Conclusão

Essa é uma grande escolha e envolve uma série de aspectos que merecem bastante atenção na hora de fechar negócio.

Agora que você conhece melhor alguns dos pontos a se considerar na hora de escolher o condomínio perfeito, você já pode listar suas prioridades e avaliar as melhores opções para você e sua família.

Quer ajuda para encontrar o imóvel perfeito no condomínio ideal? Então clique aqui e entre em contato conosco, estamos a disposição. 

Esperamos que tenha gostado do conteúdo, grande abraço e até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *