Como manter o bom convívio com seus vizinhos

Morar em um condomínio significa estar perto de pessoas diferentes de você e sua família. Todos temos nossos hábitos, rotinas e opiniões, que, muitas vezes, não coincidem com as características de nossos vizinhos. Porém, é necessário sempre manter o respeito e tentar entender o próximo, independente das divergências. Confira algumas dicas preciosas que podem facilitar a convivência com seus vizinhos de condomínio.

CUIDADO COM SONS ALTOS

Você nunca sabe qual é a tolerância de seus vizinhos para músicas altas ou latidos de cachorro. Por isso, é bom manter o som mais baixo e não deixar seu pet latindo no quintal, por exemplo. É importante sempre lembrar que existe alguém perto que talvez se incomode com o excesso de som, principalmente à noite. Para evitar conflitos, é bom tentar controlar os barulhos muito altos.

SEJA GENTIL

Ninguém gosta de pessoas rudes. Não custa nada cumprimentar ou oferecer ajuda caso a pessoa precise, certo? Vale lembrar que, quase sempre, você é tratado da forma como trata as pessoas. Por isso, seja gentil. Manter boas relações com seus vizinhos é uma boa maneira de melhorar sua experiência de morar em um condomínio.

RESOLVA BEM OS CONFLITOS

Quando você convive com outras pessoas, é normal que apareçam conflitos – ainda mais se essas pessoas tiverem opiniões diferentes das suas. Por isso, é ideal tentar resolver os problemas sem brigar. Conversar e tentar entender todos os pontos é bem melhor que discutir sem chegar a um acordo, não é? Sempre que houver alguma dificuldade, tente explicar bem sua posição e tenha empatia para entender a situação da outra pessoa. Por mais que nem sempre chegue-se em uma decisão final, é melhor tentar fazer isso sem brigar.

CUIDE DAS ÁREAS COMUNS

Muitos condomínios possuem áreas comuns, como piscinas, quadras, academias e praças. Estes espaços são utilizados por todos os moradores e, muitas vezes, ao mesmo tempo. Desse modo, é importante lembrar que este espaço não é somente seu e da sua família. Não esqueça de organizar o local depois de usar e evite deixar bagunçado enquanto estiver lá. Seja gentil com os outros moradores, pois é um bom momento para tentar fazer amizades. É essencial ter em mente que as pessoas são diferentes e, por isso, é bom sempre manter o respeito e tentar deixar o ambiente o mais confortável possível para todos. Caso surja algum problema, tente resolver na hora, pois isso evita que as divergências tornem-se maiores do que realmente são.

MOSTRE-SE DISPONÍVEL PARA AJUDAR

Seus vizinhos são as pessoas mais próximas de você no dia-a-dia. Logo, caso algum problema apareça, talvez você possa contar com elas. Troque informações de contato (telefone, local de trabalho, etc) e diga que está acessível para ajudar em caso de imprevistos. Assim, eles provavelmente farão o mesmo e você terá pessoas para contar. Isso é bem útil se você precisar que alguém verifique se o alarme foi desligado ou se seu filho já chegou em casa.

ESCOLHA SEU CONDOMÍNIO

Uma das vantagens de morar em condomínio é que, além de vizinhos, você também pode ter bons amigos. Isso se aplica também à sua família. É ótimo que seus filhos tenham amigos que morem perto e que você conheça bem, certo?

Como você irá morar perto de outras pessoas, é bom encontrar um condomínio que combine com seu perfil, assim, é mais provável que você esteja próximo de pessoas que buscam um estilo de vida similar ao seu.

O Condomínio Vila Castela, localizado a dois minutos do BH Shopping, é um residencial excelente para famílias que procuram por qualidade de vida, segurança e infraestrutura. Além de estar muito próximo de Belo Horizonte, possui área de lazer e segurança completa. É o lugar perfeito para você, que busca um lugar tranquilo e feliz para sua família.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *